Obstrução de Canal Lacrimal

Obstrução de Canal Lacrimal

As lágrimas são produzidas nos olhos continuamente, protegendo-os e mantendo-os saudáveis. Elas umedecem, lubrificam e saem dos olhos drenadas por pequenos orifícios no canto das pálpebras e são levadas para dentro do nariz por meio das vias lacrimais. É por isso que o nariz escorre quando choramos.
Na vida intrauterina, esse sistema de drenagem é fechado por uma membrana muito fina. Próximo ao nascimento, essa membrana se rompe e a drenagem das lágrimas começa a funcionar. Em aproximadamente 5% das crianças essa membrana não se rompe, obstruindo todo o sistema. Esse entupimento impede a passagem da lágrima para o nariz, causando lacrimejamento e secreção logo nas primeiras semanas de vida. Os sintomas variam de intensidade e, eventualmente, a criança pode apresentar as pálpebras inchadas ou os olhos vermelhos.


Tratamento: A maioria dos casos de obstrução das vias lacrimais cura-se espontaneamente, ou seja, ficam bons sozinhos. Nos casos em que persistem o lacrimejamento e a secreção, o oftalmopediatra pode tratar com massagens, colírios de antibióticos ou com cirurgias como sondagem simples ou colocação de um fino tubo de silicone nas vias lacrimais.