Estrabismo em adultos

Estrabismo em adultos

Estrabismo é uma desordem em que os olhos estão desalinhados e apontam para diferentes direções. Acontece em 4% das crianças e em 1% dos adultos. O estrabismo em adultos pode vir desde a infância ou ser causado por acidente ou doença na vida adulta. A pessoa pode ter poucos sintomas ou pode ter visão dupla, cansaço visual ou dor de cabeça. Alguns indivíduos fecham um olho para enxergar melhor e outros podem ter torcicolo – pois inclinam ou rodam a cabeça para o lado -, com o intuito de usar os dois olhos juntos.

Recentes estudos comprovam que o estrabismo prejudica a interação social, a autoconfiança e a inserção do indivíduo no mercado de trabalho. Por isso, o tratamento em adultos não é considerado somente uma questão estética. Recuperar a aparência normal dos olhos por meio do realinhamento proporciona uma melhor qualidade de vida nas esferas emocional, social e econômica. Não existe idade limite para tratar estrabismo no adulto, ou seja, os olhos podem ser alinhados em qualquer idade.


Tratamento: O oftalmologista mais qualificado para tratar desvios oculares em adultos é aquele especializado em oftalmologia pediátrica e estrabismo. Existe uma visão equivocada de que estrabismo em adultos é difícil ou impossível de ser tratado. Porém, há várias opções para o tratamento de estrabismo em adultos: óculos, prismas, cirurgia – com anestesia local ou geral -, ou ainda, injeção de toxina botulínica (“Botox“) nos músculos do olho.