Ambliopia (“Olho preguiçoso”)

Ambliopia (“Olho preguiçoso”)

Ambliopia ou “olho preguiçoso” é a diminuição da visão em um olho que não se desenvolveu normalmente durante a infância. A ambliopia é a principal causa de baixa visão em crianças e ocorre aproximadamente entre 2% a 4% da população. O olho amblíope tem aparência perfeitamente normal, entretanto, a criança não está enxergando bem com ele. Assim, é muito difícil que os pais suspeitem que há algo errado com a visão de seus filhos, considerando apenas o aspecto dos olhos.

Somente crianças desenvolvem ambliopia e ela só pode ser corrigida se tratada durante a infância. É importante que os pais conheçam e estejam atentos à esse problema. Por esses motivos, todas as crianças devem fazer exame oftalmológico e terem a sua visão avaliada antes dos 3 anos de idade.

A ambliopia é causada por qualquer condição que cause uma imagem borrada e que atrapalhe o desenvolvimento normal do sistema visual da criança. São três as principais causas: estrabismo – “olhos tortos” -, erros de refração – “grau de óculos” – e doenças oculares.


Tratamento: Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores serão as chances de a criança enxergar bem. Para corrigir ambliopia, o “olho preguiçoso” deve ser forçado a trabalhar, isto é, a criança deve usar este olho. Para isso, usa-se tampão, óculos ou colírios, ou uma combinação destes recursos. Muitas vezes, apenas o uso dos óculos pode curar o “olho preguiçoso”. Em outros casos, é preciso também usar a oclusão. O tempo em que a criança deverá usar tampão varia de acordo com a sua idade, com o tipo da ambliopia e com a causa da doença. Vale reforçar que no caso da ambliopia, o diagnóstico e o tratamento precoces são importantíssimos.